Desafio Change the Game usa tecnologia para empoderar jovens mulheres

Está na hora de mudar o jogo! Você sabia que apesar de 59% dos jogadores de jogos eletrônicos serem mulheres, elas representam somente 18% das estudantes de engenharia no país e 13% dos candidatos para a carreira de desenvolvedor (a) no Brasil? Algo não está certo e nós queremos ajudar a mudar essa estatística. O Desafio Change the Game, de Google Play, foi criado para reduzir a desigualdade de gênero na indústria da tecnologia e empoderar a próxima geração.

Clique aqui para saber mais


tags: Desafio Change the Game,tecnologia,gamer,jogos

e-Book: Guia sobre aprendizado de línguas para crianças

Hoje em dia, as crianças começam a aprender outras línguas cada vez mais cedo, mas você sabe por que e como isso deve acontecer? As vantagens do aprendizado de idiomas estrangeiros. Conheça a diferença que a fluência em outra língua pode fazer na vida do seu filho e fique por dentro dos benefícios do bilinguismo em seu desenvolvimento cognitivo. Quanto mais cedo, melhor? Entenda como ocorre a aquisição da linguagem pelas crianças e por que é vantagem começar a ensiná-las uma língua estrangeira desde cedo. Como os pais podem ajudar? Confira 7 dicas para melhorar o aprendizado do seu filho e contribuir para que ele aprenda outro idioma com o máximo de competência.

Clique aqui


tags: e-book,aprender línguas,bilinguismo,idioma

Recriando a educação

A publicação é a versão em português do livro Redesign Education, que reúne reflexões, aprendizagens e experiências sobre os processos de inovação e transformação na educação. A tradução da obra é parceria da Fundação Telefônica Vivo com o GELP (Global Education Leaders Program). Esperamos que este livro possa inspirar iniciativas atuais e futuras, contribuindo com a educação brasileira.

Clique aqui


tags: reflexões,aprendizagem,experiências,inovação

E-book: Educação e tecnologia - parcerias 3.0

O e-Book Educação e tecnologia: parcerias 3.0, organizado pela Linha TICPE do PPGE/UNESA, apresenta uma coletânea interessante e coesa de textos que ilustram diferentes abordagens teóricas e práticas de pesquisa e docência com as tecnologias. Como foi o caso em volumes anteriores, o e-Book 3.0 aborda a interrelação entre a educação e a tecnologia com destaque especial para as parcerias que fomentam a inovação, trazendo contribuições que exemplificam o estado-da-arte da teoria e prática com a Tecnologia Educacional. O livro Educação e tecnologia: parcerias 3.0 explora questões fundamentais para a compreensão das sociedades contemporâneas, como o papel da educação a distância como mecanismo de democratização do acesso à informação e ao conhecimento. A análise de atores que compõem a estrutura estabelecida para a oferta de cursos revela-se apropriada e oportuna para o entendimento e formulação das necessárias diretrizes curriculares e didático pedagógicas. A educação aberta e a autoria de conhecimento, produzido colaborativamente em redes, são alguns dos tópicos abordados, revelando a importância e a atualidade das reflexões desenvolvidas. Outros temas atuais são apresentados, como as práticas políticas no ciberespaço e a demanda por utilização de dados governamentais para a formulação de políticas públicas adequadas à realidade.

Clique aqui para ter acesso ao e-book


tags: e-book,tecnologia,educação,docência,conhecimento

Trello - ferramenta digital

Embora não seja um recurso exclusivo para professores, ele é muito útil para vocês se organizarem. Ali é possível criar cards com tarefas, colocar prazos de entrega, fazer checklists de etapas do trabalho, anexar arquivos, colocar etiquetas com o status da atividade e adicionar membros. Viu que legal? Tanta organização não está te dando até uma vontade de arrumar um quadro torto na parede? E o mais interessante do Trello é que você pode ter um board só para as suas atividades e outros para cada uma das suas turmas. Neles você conseguirá, por exemplo, administrar trabalhos em grupo, interdisciplinares e quaisquer outras entregas que os alunos tenham que fazer. Tudo ficará organizadinho na sua tela. Não é o máximo?

Clique aqui para saber mais


tags: ferramenta digital,Trello,checklist

Otimizar o tempo das suas aulas para que elas se tornem mais produtivas é o que realmente importa para você?

Então esta ferramenta é o seu Santo Graal! Sabe por quê? Porque ela te livra de tarefas extremamente manuais, como a anotação de recados na agenda de cada aluno e a conferência de respostas. Vai dizer que essa função não consome um bom tempo das suas aulas? Em uma turma de 30 alunos, só essa tarefa rouba 27 horas por mês do tempo produtivo dos professores. Pense, são 27 horas a menos de conteúdos ministrados. Se você multiplicá-las então pelo número de meses do ano letivo, vai se assustar com a quantidade de tempo útil que é desperdiçado. Com a ClipEscola os recados aos pais são enviados virtualmente e chegam direto no celular deles. Você pode fazer isso tanto de forma massiva, disparando um único recado para todos os pais da turma, quanto individual, enviando uma informação específica para o pai de um só aluno. Também não é necessário dispender tempo com conferências, pois a visualização é automática. Portanto, o tempo que você dedica hoje à agenda poderá ser empregado em atividades mais produtivas. E se o seu medo é de que os pais comecem uma conversa ininterrupta, como acontece no WhatsApp, fique tranquilo. O recurso traz a possibilidade de restrição de horários, então se os responsáveis enviam um recado fora do período estipulado, recebem uma mensagem avisando em qual momento ele será respondido. E sabe do que mais? A otimização de tempo é só uma das várias vantagens que a ferramenta te traz. Com ela você também vai conseguir enviar materiais, videoaulas e tarefas diretamente para o celular dos seus alunos; trocar informações com outros colaboradores da escola; entre muitas outras possibilidades. Viu como eu não menti quando disse que ia te apresentar a ferramentas digitais que facilitariam a sua vida?

Clique aqui


tags: ClipEscola, WhatsApp,ferramentas digitais

GoConqr - Quer dar aquela aula empolgante, que deixa o aluno com um gostinho de quero mais? Então inclua recursos digitais nelas!

O GoConqr, por exemplo, permite que você crie uma série de materiais interessantes para trabalhar em sala, como mapas mentais, flashcards, quizzes e slides. Se você preferir usar recursos prontos, opções não vão faltar. A ferramenta possui uma biblioteca com 9 milhões de materiais criados pelos membros, e eles podem ser usados de forma gratuita! E sabe o que mais dá para fazer por lá? Acompanhar o progresso do aprendizado dos estudantes, analisando o resultado obtido com cada recurso. Curtiu as possibilidades? Então fica a dica! Missão: Criar uma melhor experiência de aprendizagem, permitindo o acesso a inovações digitais para professores, estudantes e profissionais.

Clique aqui para saber mais!


tags: GoConqr,materiais interessantes,mapas mentais,ferramenta digital

Khan Academy para Educadores

Neste curso você irá conhecer missão da Khan Academy com educação de qualidade e nossa visão pedagógica, além de explorar todos os recursos para professores e diferentes maneiras de usar a plataforma com seus alunos.
Lição 1 - Conhecendo a Khan Academy: Formação inicial
Lição 2 - Tour pela plataforma Lição 3 - Ferramentas para professores: Formação inicial
Lição 4 - Implementação: Formação inicial
Lição 5 - Próximos passos

Clique aqui para participar do curso


tags: Khan Academy,curso,educação,visão pedagógica

WORKSHOP - Desmistifique a Educação do Futuro! Como tornar relevante o que ensino em sala?

1º EPISÓDIO: TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Uma visão panorâmica da educação no mundo ao longo do tempo entendendo o modelo bicentenário de educação, o atual, as habilidades do futuro e a Educação 4.0

2º EPISÓDIO: DESAPRENDIZAGEM E DISRUPÇÃO, A importância do erro para a aprendizagem ágil com os 5 Es da Aprendizagem e o modelo Lean Startups aplicado às fases do conhecimento

3º EPISÓDIO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 4.0, As principais tecnologias que irão impactar o mundo V.U.C.A e revolucionarão a educação mundial

4º EPISÓDIO: INOVAÇÃO PARA A SUA SALA DE AULA, Saiba como e quando usar as principais metodologias ativas de aprendizagem no mundo: do ensino híbrido ao design thinking, passando pela sala de aula invertida e muito mais.

Clique aqui para visualizar todo o conteúdo


tags: transformação,aprendizagem,habilidades,tecnologias,ensino híbrido

O vídeo como ferramenta educativa

Presente na vida de milhões de pessoas há centenas de anos, o vídeo é hoje uma das mídias mais presentes na vida cotidiana, oferecendo milhares de possibilidades aos professores. tela é onipresente na vida humana há milhões de anos. Na Idade da Pedra, ela era composta pelas paredes das cavernas e seus hierógrifos. Depois veio a tradição oral até chegar a hoje, em que os blockbusters (as grandes produções de Hollywood que ocupam um grande número de salas de cinema) com audiências cada vez maiores, moldaram visões de mundo, personalidades e desejos de consumo. Ainda mais atuais, a Netflix e outras plataformas que vieram mais tarde possibilitaram assistir a filmes e seriados on-demand, ou seja, na hora em que o espectador o desejar, com produções cada vez mais sofisticadas e interessantes. E, por outro lado, o Youtube subverteu a lógica espectador-produto audiovisual, tornando mais fácil aos jovens (e aos nem tanto assim) produzirem e publicarem seus próprios conteúdos.

Clique aqui para continuar lendo o artigo


tags: vídeo,ferramenta digital,Netflix

Como inovar na avaliação de seus alunos?

O professor Ewerton Camargo comenta algumas maneiras de mudar este conceito tão importante, tornando-o menos intimidador durante as aulas. a escola tradicional, avaliação sempre esteve relacionada com aplicação de provas ou apresentações de seminários ou projetos, realizadas geralmente ao final do curso. Entretanto, há diversas formas de se avaliar a aprendizagem do aluno ao longo de todo o período de aulas, dando novo significado a esse ponto nevrálgico da aprendizagem. “A avaliação é muitas vezes confundida com o final do processo. A discussão que tem de ser feita a respeito dela é como isso pode ser uma ferramenta que traz elementos que auxiliam a gestão pedagógica e em sala de aula”, explica o professor Ewerton Camargo, professor do curso de extensão Avaliação Educacional: concepções e práticas, no Instituto Singularidades. Ewerton conta que é por meio de uma boa avaliação que o professor vai poder planejar ou replanejar as suas aulas, uma vez que elas apontarão caminhos que funcionam ou não no aprendizado de cada um dos alunos. E, ainda, colaborar para que os objetivos e as competências a serem desenvolvidos em sala de aula fiquem mais claros para educadores e estudantes.

Clique aqui para ler o artigo


tags: avaliação,aulas,aprendizagem,alunos,gestão

Programação como linguagem: o caminho do futuro

Muitos dos educadores do futuro apostam que conceitos como gamificação, Design Thinking e programação (coding) serão tão importantes como outros componentes curriculares tradicionais. Especificamente sobre a programação, vários especialistas consideram-na uma linguagem específica, como a língua portuguesa, o inglês e a própria matemática. Segundo uma pesquisa realizada em parceria entre o Linkedin e a consultoria de tendências WGSN, a importância de se aprender a programar será cada vez maior para todos os alunos, não apenas para os que têm interesse em trabalhar no Vale do Silício ou em empresas de tecnologia espalhadas por todo o mundo. Este polo tecnológico, aliás, vai ditar muitas das tendências que vão influenciar os professores do amanhã a prepararem alunos que desenvolvam projetos que ainda não foram criados e trabalhar em empresas que ainda não existem. Segundo o professor do Instituto Singularidades Daniel Moreira da Silva, na Geração Z, formada pelos nativos gerais, esta tendência está cada vez forte e pode gerar um grande número de possibilidades futuras para estes estudantes. Leia mais sobre este tema tão interessante na entrevista a seguir.

Clique aqui para ler o artigo


tags: programação,gamificação,design thinking,professores

Qual é a diferença entre as competências gerais da BNCC e as socioemocionais?

Elas têm se tornado cada vez mais sinônimos, mas não é bem assim conceitualmente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a política pública que define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para nortear o trabalho das escolas e dos professores em cada uma das etapas de ensino, a BNCC traz como pilares 10 competências gerais que vão além dos saberes cognitivos (aqueles conhecimentos pautados pelos componentes curriculares como Língua Portuguesa e Matemática). As competências gerais apontam para a necessidade do desenvolvimento integral do estudante. Aprovada em 2018, a BNCC está em fase de implementação em salas de aula de todo o país. Escolas das redes públicas e particulares devem tê-la como referencial em seus currículos até o início do ano letivo de 2020. No entanto, durante esse processo, competências gerais e socioemocionais têm se tornado cada vez mais sinônimos – o que não é bem assim.

Clique aqui


tags: competências,base nacional comum curricular,política,aprendizagem,ensino

Formação continuada: modelo e dicas para sondagem de Matemática

Os professores do Fundamental 1 se sentiram mais seguros para atacar a defasagem dos alunos em Matemática após terem formações semanais específicas sobre o tema. Não faz muito tempo, nossa escola encarava um grande desafio: a defasagem dos alunos do Ensino Fundamental em Matemática. Esse desafio foi revelado nos índices das avaliações externas e nas sondagens e provas realizadas pela nossa própria escola. Os professores, assustados com o resultado, discutiam formas de resolver este problema. No entanto, em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (como é o nosso caso), a maioria dos professores são pedagogos. Por não terem uma formação específica, muitas vezes, eles sentem dificuldades de buscar novas estratégias para fazer com que todos os alunos avancem. E, se tratando da Matemática, ainda enfrentamos um tabu de que aflige muitas pessoas até na vida adulta, que consideram esta uma matéria chata e difícil de aprender. Será mesmo?

Clique aqui


tags: formação continuada,matemática,ensino fundamental,pedagogos

Página 1 de 11

Login Form

Confira nossa Agenda

Setembro 2019
D S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30

Assine nossa Newsletter

 

 

© Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião - 2019.

Confira nossa Agenda

Setembro 2019
D S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30